No momento você está vendo Potencialidades do LinkedIN: perfil matador e alavancagem na carreira

Potencialidades do LinkedIN: perfil matador e alavancagem na carreira

Saiba para que serve e como utilizar uma das redes sociais que mais crescem no Brasil

Considerada a maior rede social voltada a profissionais, do mundo, o LinkedIn pode ser uma ferramenta poderosa para ganhar visibilidade e relevância em diferentes carreiras. Até outubro deste ano, o site da empresa já registrava mais de 722 milhões de usuários, sendo 46 milhões deles no Brasil.

Com proposta que visa desde tornar públicas vagas de emprego e conectar candidatos a empresas, até estabelecer conexões com os profissionais mais bem-sucedidos de cada segmento, a empresa tornou-se prestigiada fonte de pesquisa de recrutadores e profissionais de Recursos Humanos (RH). Não à toa, a rede social registrou aumento de 17% no número de usuários do serviço, no Brasil, em menos de um ano.

Segundo a administradora e pesquisadora em Gestão de Pessoas, Ana Maria Carvalho, o LinkedIn pode ser de grande valia para estudantes, profissionais e pesquisadores que desejam mostrar seu trabalho e identidade profissional na internet. Segundo ela, o site é uma rede, cujo foco está em estabelecer relacionamentos profissionais, conexão e manutenção de contatos (networking).

“Outra utilidade pouco assimilada pelas pessoas é o reforço da marca pessoal, da imagem profissional ou mesmo a possibilidade de divulgar um produto. Mesmo para quem está empregado ou é dono do próprio emprego, como os empreendedores, o site é uma importante vitrine”, pontua.

Caso de sucesso

A visibilidade e o êxito foram alcançados pelo gestor público Leonardo Prudente, com o uso da mais famosa rede social para profissionais. Após anos de dedicação e estudo, para entender as melhores estratégias para o site, ele tornou-se referência em LinkedIn no Brasil e já coleciona índices expressivos de popularidade .

Gerente de projetos no Ministério da Economia, ele conta que após conquistar a popularidade profissional, por meio da ferramenta, surgiram inúmeras oportunidades, dentro e fora do serviço público. No mês seguinte à reformulação mais expressiva de seu perfil, já havia convites até mesmo para deixar o serviço público.

“Como servidor público, no começo minhas expectativas eram baixas. Mas depois que eu comecei a utilizar o LinkedIn com seriedade, passei a ser reconhecido em eventos e ser chamado para palestras, cursos, apresentações exclusivas e, inclusive, para oportunidades de trabalho no governo, que é minha atuação principal”, revela.

BOX

-Atualize as informações e a foto do perfil, e use palavras-chaves que o identifiquem melhor. Isso o torna mais relevante ao sistema de busca da rede.

-Construa linha do tempo educacional-acadêmica, utilizando técnicas de storytelling (técnicas de narração e cronologia);

-Utilize fotos e vídeos sempre que possível.

-Crie um resumo de perfil que seja claro, objetivo e estratégico;

-Inclua atividades de maior vulto que tenha realizado, bem como os resultados alcançados em sua carreira;

-Não minta sobre experiências e resultados não alcançados.

-Faça recomendações de conteúdos interessantes e relevantes à sua rede. Isso também aumenta sua visibilidade;

-Publique conteúdos próprios, com temas e argumentos interessantes que agreguem valor para pessoas e organizações;

-Interaja com pessoas, grupos e empresas, de modo a demonstrar suas considerações e conhecimentos sobre determinados temas;

Por Leon Santos – Assessoria de Comunicação CFA

Leia o restante desta matéria, na edição 139, da Revista Brasileira de Administração (RBA)