Você Administrador e Tecnólogo, pode se sentir em casa no Conselho Regional de Administração (CRA).

Localizada na Avenida Tancredo Neves, 999, Edifício Metropolitano Alfa 6º andar, Caminho das Àrvores, Salvador/BA, a sede tem um ambiente de trabalho apropriado à importância da instituição e da profissão. Além do que, é a referência da profissão, em nível Regional.

Profissional e Estudante de Administração. A Casa é sua.

Valores do CRA

Ética, Competência, Inovação, Valorização da Profissão, Participação e Responsabilidade Social

Missão

Habilitar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional da Administração, dando suporte aos registrados no CRA-BA, contribuindo para a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, com ética e responsabilidade social.

Visão

Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.

O Conselho Regional de Administração (CRA) tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão, dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais e Federal, julgar, os recursos de penalidades impostas pelo Conselho Regional de Administração (CRA), além de zelar pelo profissional de Administração, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País.

O CRA é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, sediado em cada região do país, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas. Este, parte do Sistema CFA/CRAs, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA.

O CFA se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs. Assim como cada CRA possui o seu plenário específico.

O Plenário do CRA, composto por Conselheiros Regionais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio.

O CRA adota o modelo de gestão por áreas administrativas, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. O CRA pode dispor ainda de outros órgãos, como Diretorias Executivas e para atividades específicas podem ser constituídas Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem suas atividades.

A Assembleia de Presidentes dos CRAs é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema.

A direção do CRA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CRA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e representar o CRA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, participar na Assembleia de Presidentes a prestação de contas com relatórios de gestão do exercício anterior, dentre outras funções.

O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.

Conselheiros Efetivos:

Adm. Márcio de Miranda Leite e Oiticica
CRA-BA – 9.923
Mandato : 2019/2022

Adm. Ramiro Lubián Carbalhal 
CRA-BA – 2.989
Mandato : 2019/2022

Adm. Tânia Maria da Cunha Dias
CRA-BA – 7.198
Mandato : 2019/2022

Adm. Edilson Souto Freire
CRA-BA – 164
Mandato : 2019/2022

Adm. Maria da Graça Pitiá Barreto
CRA-BA – 0477
Mandato : 2019/2022

Adm. João Batista Nascimento Filho
CRA-BA – 987
Mandato : 2019/2022

Adm. José Ronaldo Viana de Almeida
CRA-BA – 12.493
Mandato : 2021/2024

Adm. Raimundo Santos Silva
CRA-BA – 3.661
Mandato : 2021/2024

Admª. Elisângela Julião Cardoso
CRA-BA – 20.190
Mandato : 2021/2024

Conselheiros Suplentes:
 
Adm. Dorismar Caribé de Castro
CRA-BA – 1.745
Mandato: 2019/2022

Adm. Maria de Fátima Belchior Silva
CRA-BA – 7.743
Mandato : 2019/2022 

Adm. José Saturnino Rodrigues
CRA-BA – 9.140
Mandato: 2019/2022 

Adm. Luciano Magalhães Sacramento
CRA-BA – 1.202
Mandato: 2019/2022 

Adm. Carlos Fernandes de Oliveira
CRA-BA – 453
Mandato : 2019/2022 

Adm. Maria das Graças Sodré Fraga Maia
CRA-BA – 8.589
Mandato: 2019/2022

Admª. Tatiana Carvalho de Oliveira
CRA-BA – 14.479
Mandato : 2021/2024

Adm. Ivo Pedro Gonzalez Júnior
CRA-BA – 25.487
Mandato : 2021/2024

Admª. Daisy Lima de Souza Santos
CRA-BA – 26.775
Mandato : 2021/2024 

Conselheiro Federal:
 
Adm. Roberto Ibrahim Uehbe
CRA-BA – 4.324
Conselheiro Federal Efetivo
Mandato : 2019/2022

Adm. Waldeck Brandão Uzêda e Silva
CRA-BA – 3.752
Conselheiro Federal Suplente
Mandato : 2019/2022

Presidente:
Admª.Maria da Graça Pitiá Barreto
CRA-BA – 477

Vice-Presidente:
Adm. Márcio de Miranda Leite e Oiticica
CRA-BA – 9.923

Diretor Administrativo e Financeiro:
Adm. Ramiro Lubián Carbalhal 
CRA-BA – 2.989

Diretor de Fiscalização e Registro:
Adm. José Ronaldo Viana de Almeida
CRA-BA – 987

Diretor de Desenvolvimento Profissional:
Adm. Edilson Souto Freire
CRA-BA – 164

Diretor de Articulação Institucional:
Adm. Raimundo Santos Silva
CRA-BA – 3.661

Nome : Adm. José Osório Reis
Mandato : 1968 a 1969

Nome : Adm. Fabrício Vasconcelos Soares
Mandato : 1970 a 1971

Nome : Adm. Arthur da Silva Leandro Filho
Mandato : 1972 a 1980

Nome: Adm. Willer Castelo Branco Freaza
Mandato : 1981 a 1982

Nome : Adm. Fabrício Vasconcelos Soares
Mandato : 1983

Nome : Adm. Leopldo Roberto Martins de Carvalho
Mandato : 1984 a 1985

Nome : Adm. Constantino Silva Filho
Mandato : 1986 a 1987

Nome : Adm. Antonio Silva Magalhães Ribeiro
Mandato : 1988

Nome : Adm. Paulo Guedes
Mandato : 1989

Nome : Adm. Edvaldo Oliveira Filho
Mandato : 1990 a 1991

Nome : Adm. José Augusto Rodrigues de Abreu
Mandato : 1992 a 1993

Nome : Adm. Alfredo Elysio Seixas
Mandato : 1994 a 1995

Nome : Adm. João Eurico Matta
Mandato : 1996 a 2004

Nome : Adm. Ramiro Lubián Carbalhal
Mandato : 2005 a 2006

Nome : Adm. Roberto Ibrahim Uehbe
Mandato : 2007 a 2008

Nome : Adm. Tânia Maria da Cunha Dias
Mandato : 2009 a 2010

Nome : Adm. Roberto Ibrahim Uehbe
Mandato : 2011 a 2018

Nome : Adm. Tânia Maria da Cunha Dias
Mandato : 2019 a 2020

COLABORADORES DO CRA-BA

SUPERINTENDÊNCIA

Adm.ª Rosilene Maria Cruz
Superintendente

ASSESSORIA

Adm.ª Sandra Cirne Áspera
Assessora Especial da Presidência

Adm.ª Alana Louise Alves Santos
Assessora da Diretoria

Adm. Fabio Mendes Jacobina dos Reis
Assessor da Diretoria

Joel Silva Gomes
Assessor de Tecnologia

Nêlly dos Santos Barroso
Assistente da Diretoria

SETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

Adm. Mario Augusto Behrens Freire
Administrador

Márcia Cristina Trabuco Soto Gidi
Coordenadora de Análise Econômica e Finanças

Marileide Pedreira de Araújo
Assistente Administrativo II

Agda Araújo Freitas
Assistente Administrativo II

Ginalva Palmeira do Nascimento
Assistente Administrativo II 

Nilton José de Souza Costa
Assistente Administrativo I

Adriano Matias de Oliveira Ferreira
Assistente Administrativo I

Elenita das Mercês Pinheiro
Auxiliar de Serviços Gerais

Lara Santos Souza
Estagiária

Jaqueline do Lago de Jesus
Estagiária

Fernando Santos Almeida
Estagiário

Edson Pereira de Oliveira Neto
Estagiário

Carolaine Gabriele Nascimento Santos
Estagiária

SETOR DE FISCALIZAÇÃO E REGISTRO

Adm. Gerson da Silva Dias
Chefe do setor

Adm. Alexandre Seabra de Oliveira Batista
Administrador Fiscal

Adm. Vanessa Vilar Oliveira de Carvalho
Administradora Fiscal

Jaguaraci Santos Araújo
Assistente Administrativo II

Antônio Roberto Xavier
Assistente Administrativo I

Ricardo Sena Maciel
Assistente Administrativo I 

Tâmara Lariza Silva Alves
Assistente Administrativo I

Vanessa Oliveira Garrido
Assistente Administrativo I

Wesley Araújo da Silva
Estagiário

Lara Alves Fulco de Santana
Estagiária

Karina Kizzy Costa da Silva
Estagiária

Larissa Silva da Hora
Estagiária

Tatiana Lima do Bomfim
Estagiária

SETOR DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL  E ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL

Adm. Paulo Roberto Bonfim Ribeiro
Administrativo 

Ariane Nunes Araújo
Estagiária

Ana Carolina da Silva Gonzaga Sales dos Santos
Estagiária

ASSESSORIA JURÍDICA

Adv. Euber Luciano Vieira Dantas
Assessor Jurídico

Orlângia Pinto Xavier Azevedo
Assistente Administrativo I

Pablo Belarmino Souza
Assistente Administrativo I 

Estefane Nogueira Santos
Estagiária

Arthur Rodrigo C. Carvalho de Santana
Estagiário

Emerson Jambeiro Farias
Estagiário

Jailson Evangelista Borges Junior
Estagiário

Maicon Deivisson Nascimento Gueiros
Estagiário

AlagoinhasAdm. Elias Alves da Silva MartinsCRA-BA nº 31.371
BarreirasAdm. Jailson Alves da CostaCRA-BA nº 18.544
BrumadoAdm.ª Suzana Aparecida TschudinCRA-BA nº 5.824
CamaçariAdm. Aline Oliveira Silva RosárioCRA-BA nº 28.169
EunápolisAdm. Lauro Jonas Santos Conceição CRA-BA nº 12.523
Feira de SantanaAdm.ª Talitha Santana Lopes JesusCRA-BA nº 31.665
GuanambiAdm.ª Eyka Flavia Dantas MagalhãesCRA-BA nº 31.682
IlhéusAdm.ª  Graziela Guimarães dos AnjosCRA-BA nº 12.286
IrecêAdm.ª Ivonize Figueiredo AlvesCRA-BA nº 18.834
ItabunaAdm.ª Chaiana Cardim SantosCRA-BA nº 31.845
JequiéAdm. João Sotero do Vale JúniorCRA-BA nº 26.073
JuazeiroAdm. Gláucio Bessa Oliveira CRA-BA nº 18.652
Lauro de FreitasAdm.ª Bruna Braggion MissonCRA-BA nº 26.437
Luís Eduardo MagalhãesAdm. Claiton Vignatti Dani CRA-BA nº 11.340
Paulo AfonsoAdm. Jacques Fernandes Santos CRA-BA nº 15.795
Porto SeguroAdm. Jean Kardec Machado CRA-BA nº 19.356
Santo Antonio de JesusAdm. Paulo Cortizo AndionCRA-BA nº 3.197
Teixeira de FreitasAdm. Enivaldo Piloto SantosCRA-BA nº 31.828
ValençaAdm.ª Daiana da Silva da PaixãoCRA-BA nº 24.143
Vitória da ConquistaAdm. Ricardo Santos Marques Carrera CRA-BA nº 7.448

A Ouvidoria é um dos canais de comunicação que o CRA oferece aos registrados e à sociedade.

Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de atendimento e prestação de serviços, e na defesa dos profissionais e empresas que atuam na área da Administração.

Sua participação é muito importante para nós. Para agendar seu atendimento na sede do CRA, ou para Informação, Solicitação, Sugestão, Reclamação e Denúncia, por favor entrar em contato no link abaixo:

OUVIDORIA