Por que se registrar no CRA?

É através do registro no CRA que o Bacharel em Administração, título concedido pela Faculdade após a colação de grau, se habilita legalmente a exercer a profissão de Administrador, conforme previsto na Lei Federal 4.769/65.

Onde registrar ?

Na sede do CRA-BA, na Av. Tancredo Neves, 999 – Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar – Salvador/BA ou ainda nas Delegacias Regionais

O que é necessário (Documentos)?

 Registro Profissional Principal:

O Bacharel deve ir ao CRA-BA em Salvador ou à Delegacia de sua Região e apresentar os seguintes documentos:

  • Requerimento de Inscrição de Pessoa Física (clique aqui);
  • Diploma original com cópia frente e verso;
  • Se não tiver o diploma apresentar certificado ou declaração em conformidade com o modelo do CRA-BA (original e cópia). (Veja o Modelo do Certificado);
  • Caso o Bacharel tenha se graduado em um curso a distância (EAD), o mesmo deverá apresentar também o histórico da graduação, contendo nome do graduando, matrícula e pólo de estudo (original e cópia).  
  • Carteira de Identidade (original e cópia, em perfeito estado de conservação, sem rasuras ou emendas, devendo a foto identificar o portador);
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física (original e cópia) – salvo se houver a informação no RG;
  • Titulo Adicional original com cópia, caso deseje a inclusão na Carteira de Identidade Profissional( Especialização, MBA, Pós-graduação, Mestre, Doutor);
  • Titulo Eleitoral ou Certidão de Quitação Eleitoral, exceto para estrangeiro com visto permanente (original e cópia);
  • Certificado de Reservista, apresentação obrigatória para homens de faixa etária entre 18 e 45 anos (original e cópia);
  • 1 (uma) foto 3×4 atual, colorida, de frente, fundo branco, em traje formal e sem sorriso;
  • Comprovante de residência original e cópia ou cópia autenticada com CEP, dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone). Em nome do requerente, de parente ascendente(pai ou mãe) ou cônjuge.dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone);
  • Pagamento da Taxa de inscrição – R$ 38,05;
  • Pagamento da Taxa de Carteira –  R$ 38,05;
  • Pagamento da Anuidade – Tabela (Consulte aqui).

Obs: * Os recém-formados que se registrarem neste CRA-BA em até 60 (sessenta) dias após a colação de grau, terão a isenção da primeira anuidade (a do ano corrente). Caso a formatura ocorra nos meses de novembro e dezembro e o registro seja providenciado nestes meses, serão isentadas as anuidades proporcionais do ano em curso, bem como do pagamento da anuidade integral do ano subseqüente.

* É obrigatório que o profissional tenha colado o grau e requerido o diploma para efetuar o Registro Profissional.

* O profissional que se registrar a partir do mês de fevereiro pagará a anuidade em sua forma proporcional.

* O profissional que requerer o seu Registro Profissional neste CRA-BA apresentando Diploma ou Certificado de outro Estado, só será concedido o seu registro após a confirmação dos dados com a Instituição de Ensino Superior.

* É obrigatória a apresentação da documentação completa, sem a qual não será possível dar início ao processo de análise da solicitação de Registro Profissional, inclusive o pagamento.

* Não nos responsabilizamos por extravio de correspondências encaminhadas via correios, antes de recebidas pelo CRA-BA.

* Não terá validade documentação encaminhada via fax ou e-mail.

* Não existe realização de prova ou exame para fins de registro profissional no sistema CFA/CRA’s.

* O Registro é gerado em até 5 (cinco) dias úteis após o pagamento.

* A Carteira de Identidade Profissional chegará no endereço de correspondência, sendo necessária a presença de um portador para recebimento, pois vai pelos correios via AR.

* Não são cobrados valores retroativos por motivo de diplomação em meses ou anos anteriores ao Registro.

Atenção

O curso deve estar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Em caso de dúvidas consulte o site do MEC

Formas de Pagamento:

  • Boleto Bancário: Pagável em qualquer banco ou nas casas lotéricas, até a data de vencimento.
  • Cartão de Crédito ou Débito

O pagamento na sede do CRA-BA só poderá ser efetuado através de Cartão de Débito ou Crédito.

      

Registro Secundário:

É o concedido por CRA de jurisdição diversa daquela onde o profissional possui seu registro principal, para que possa exercer suas atividades em outra(s) jurisdição(ões), sem alteração do domicílio profissional.

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Transferência de Registro:

É concedida ao Profissional que passa a residir em outro Estado.

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Por que se registrar no CRA?

É através do registro no CRA que os diplomados em cursos de Bacharelado em Áreas da Administração, oficiais, oficializados ou reconhecidos pelo MEC, se habilitam legalmente para exercerem a profissão, de acordo com o art. 1º da Resolução Normativa CFA Nº. 506, de 11 de maio de 2017.

Os profissionais de que trata a presente Resolução receberão o título de Gestor e terão a atuação profissional restrita à respectiva área de formação acadêmica. 

Conforme o art. 2º da Resolução Normativa CFA Nº 506/2017, consideram-se cursos superiores conexos à Administração, em nível de bacharelado, os seguintes:

  1. a) Agronegócios;
    b) Ciências Gerenciais, Gestão de Empresas e Negócios;
    c) Comércio Exterior;
    d) Gestão Ambiental;
    e) Gestão e Empreendedorismo;
    f) Gestão de Agronegócios;
    g) Gestão de Cooperativas;
    h) Gestão e Saúde Ambiental;
    i) Gestão Social;
    j) Hotelaria;
    l) Logística;
    m) Marketing;
    n) Negócios Internacionais;
    o) Políticas Públicas;
    p) Relações Internacionais;
    q) Turismo;

Onde registrar?

Na sede do CRA-BA, na Av. Tancredo Neves, 999 – Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar – Salvador/BA ou ainda nas Delegacias Regionais.

O que é necessário? (Documentos)

Registro Profissional Principal:

O Bacharel deve comparecer ao CRA-BA em Salvador ou à Delegacia do Conselho em sua Região e apresentar os seguintes documentos:

  • Requerimento de Inscrição de Pessoa Física (clique aqui);
  • Diploma original com cópia frente e verso;
    Se não tiver o diploma apresentar certificado ou declaração em conformidade com o modelo do CRA-BA (original e cópia) (Veja o Modelo do Certificado);
  • Caso o Bacharel tenha se graduado em um curso a distância (EAD), o mesmo deverá apresentar também o histórico da graduação, contendo nome do graduando, matrícula e pólo de estudo (original e cópia). 
  • Carteira de Identidade (original e cópia, em perfeito estado de conservação, sem rasuras ou emendas, devendo a foto identificar o portador);
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física (original e cópia) – salvo se houver a informação no RG;
  • Titulo Adicional original com cópia, caso deseje a inclusão na Carteira de Identidade Profissional( Especialização, MBA, Pós-graduação, Mestre, Doutor);
  • Titulo Eleitoral ou Certidão de Quitação Eleitoral, exceto para estrangeiro com visto permanente (original e cópia);
  • Certificado de Reservista, apresentação obrigatória para homens de faixa etária entre 18 e 45 anos (original e cópia);
  • 1 (uma) foto 3×4 atual, colorida, de frente, fundo branco, em traje formal e sem sorriso;
  • Comprovante de residência original e cópia ou cópia autenticada com CEP, dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone). Em nome do requerente, de parente ascendente(pai ou mãe) ou cônjuge.dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone);
  • Pagamento da Taxa de inscrição – R$ 38,05;
  • Pagamento da Taxa de Carteira –  R$ 38,05;
  • Pagamento da Anuidade – Tabela (Consulte aqui).

Obs: * Os recém-formados que se registrarem neste CRA-BA em até 60 (sessenta) dias após a colação de grau, terão a isenção da primeira anuidade (a do ano corrente). Caso a formatura ocorra nos meses de novembro e dezembro e o registro seja providenciado nestes meses, serão isentadas as anuidades proporcionais do ano em curso, bem como do pagamento da anuidade integral do ano subseqüente.

* É obrigatório que o profissional tenha colado o grau e requerido o diploma para efetuar o Registro Profissional.

* O profissional que se registrar a partir do mês de fevereiro pagará a anuidade em sua forma proporcional.

* O profissional que requerer o seu Registro Profissional neste CRA-BA apresentando Diploma ou Certificado de outro Estado, só será concedido o seu registro após a confirmação dos dados com a Instituição de Ensino Superior.

* Não existe realização de prova ou exame para fins de registro profissional no sistema CFA/CRA’s.

* O Registro é gerado em até 5 (cinco) dias úteis após o pagamento.

* A Carteira de Identidade Profissional chegará no endereço de correspondência, sendo necessária a presença de um portador para recebimento, pois vai pelos correios via AR.

* Não são cobrados valores retroativos por motivo de diplomação em meses ou anos anteriores ao Registro.

Atenção

O curso deve estar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Em caso de dúvidas consulte o site do MEC

 Formas de Pagamento:

  • Boleto Bancário: Pagável em qualquer banco ou nas casas lotéricas, até a data de vencimento.
  • Cartão de Crédito ou Débito

O pagamento na sede do CRA-BA só poderá ser efetuado através de Cartão de Débito ou Crédito.

      

Registro Secundário:

É o registro concedido pelo CRA de jurisdição diversa daquela onde o profissional possui seu registro principal, para que possa exercer suas atividades em outra(s) jurisdição(ões), sem alteração do domicílio profissional.

Mais informações!

Transferência de Registro:

É concedida ao Profissional que passa a residir e atuar em outro Estado.

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Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia

Guia de informações sobre o perfil de competências do tecnólogo. O catálogo organiza e orienta a oferta de cursos superiores de tecnologia, inspirado nas diretrizes curriculares nacionais e em sintonia com a dinâmica do setor produtivo e as expectativas da sociedade. Clique aqui para conferir!

Guia de orientação profissional do Tecnólogo em determinada área da Administração

A publicação traz um breve histórico sobre a origem dos cursos superiores de tecnologia no Brasil, área de formação e atribuições profissionais do Tecnólogo. Clique aqui para conferir!

Por que se registrar no CRA?

É através do registro no CRA que o Diplomado em Curso Superior de Tecnologia, se habilita legalmente a exercer a profissão de Tecnólogo, conforme previsto nas Resoluções Normativas CFA nºs: 504/2017, 505/2017 e 531/2017.

A atuação profissional do Tecnólogo se limitará especificamente à sua área de formação.
 

Onde registrar ?

Na sede do CRA-BA, na Av. Tancredo Neves, 999 – Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar – Salvador/BA ou ainda nas Delegacias Regionais.

O que é necessário (Documentos)?

Registro Profissional Principal:

O Tecnólogo deve ir ao CRA-BA em Salvador ou à Delegacia de sua Região e apresentar os seguintes documentos:

  • Requerimento de Inscrição de Pessoa Física (clique aqui);
  • Diploma original com cópia frente e verso;
  • Se não tiver o diploma apresentar certificado ou declaração em conformidade com o modelo do CRA-BA (original e cópia) (Veja o Modelo do Certificado);
  • Caso o Tecnólogo tenha se graduado em um curso a distância (EAD), o mesmo deverá apresentar também o histórico da graduação, contendo nome do graduando, matrícula e pólo de estudo (original e cópia).  
  • Carteira de Identidade (original e cópia, em perfeito estado de conservação, sem rasuras ou emendas, devendo a foto identificar o portador);
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física (original e cópia) – salvo se houver a informação no RG;
  • Titulo Adicional original com cópia, caso deseje a inclusão na Carteira de Identidade Profissional( Especialização, MBA, Pós-graduação, Mestre, Doutor);
  • Titulo Eleitoral ou Certidão de Quitação Eleitoral, exceto para estrangeiro com visto permanente (original e cópia);
  • Certificado de Reservista, apresentação obrigatória para homens de faixa etária entre 18 e 45 anos (original e cópia);
  • 1 (uma) foto 3×4 atual, colorida, de frente, fundo branco, em traje formal e sem sorriso;
  • Comprovante de residência original e cópia ou cópia autenticada com CEP, dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone). Em nome do requerente, de parente ascendente(pai ou mãe) ou cônjuge.dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone);
  • Pagamento da Taxa de inscrição – R$ 38,05;
  • Pagamento da Taxa de Carteira –  R$ 38,05;
  • Pagamento da Anuidade – Tabela (Consulte aqui).

Obs: * Os recém-formados que se registrarem neste CRA-BA em até 60 (sessenta) dias após a colação de grau, terão a isenção da primeira anuidade (a do ano corrente). Caso a formatura ocorra nos meses de novembro e dezembro e o registro seja providenciado nestes meses, serão isentadas as anuidades proporcionais do ano em curso, bem como do pagamento da anuidade integral do ano subseqüente.

* É obrigatório que o profissional tenha colado o grau e requerido o diploma para efetuar o Registro Profissional.

* O profissional que se registrar a partir do mês de fevereiro pagará a anuidade em sua forma proporcional.

* O profissional que requerer o seu Registro Profissional neste CRA-BA apresentando Diploma ou Certificado de outro Estado, só será concedido o seu registro após a confirmação dos dados com a Instituição de Ensino Superior.

* Não existe realização de prova ou exame para fins de registro profissional no sistema CFA/CRA’s.

* O Registro é gerado em até 5 (cinco) dias úteis após o pagamento.

* A Carteira de Identidade Profissional chegará no endereço de correspondência, sendo necessária a presença de um portador para recebimento, pois vai pelos correios via AR.

* Não são cobrados valores retroativos por motivo de diplomação em meses ou anos anteriores ao Registro.

Atenção

O curso deve estar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Em caso de dúvidas consulte o site do MEC

 Formas de Pagamento: 

  • Boleto Bancário: Pagável em qualquer banco ou nas casas lotéricas, até a data de vencimento.
  • Cartão de Crédito ou Débito

O pagamento na sede do CRA-BA só poderá ser efetuado através de Cartão de Débito ou Crédito.

      

Registro Secundário:

É o concedido por CRA de jurisdição diversa daquela onde o profissional possui seu registro principal, para que possa exercer suas atividades em outra(s) jurisdição(ões), sem alteração do domicílio profissional.

Mais informações!

Transferência de Registro:

É concedida ao Profissional que passa a residir em outro Estado.

Mais informações!

Por que se registrar no CRA?
 
É através do registro no CRA que os egressos de cursos de Mestrado ou Doutorado, reconhecidos pelo Ministério da Educação cujos eixos sejam voltados aos campos da Administração, abrangidos pela Lei nº 4.769/1965, terão os seus registro e atribuições reguladas pela Resolução Normativa CFA Nº 512, de 14 de Junho de 2017 e demais preceitos do Regulamento de Registro Profissional, editados pelo Conselho Federal de Administração(CFA).
O CRA encaminhará a documentação referente à solicitação do registro profissional ao CFA, o qual emitirá parecer conclusivo sobre a autorização do registro profissional.
O interessado que obtiver registro profissional com amparo na legislação vigente do Conselho Federal de Administração, receberá o titulo de Mestre em Administração ou Doutor em Administração, conforme o caso, e terá a sua atuação profissional restrita à respectiva área de concentração do curso.
 
Onde se registrar?
Na sede do CRA-BA, na Av. Tancredo Neves, 999, Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar, Caminho das Árvores. Salvador/Ba ou ainda nas Seccionais do CRA-BA no interior.

O que é necessário? (Documentos)

Registro Profissional Principal:
Para obtenção do registro profissional, o interessado apresentará ao CRA em Salvador ou a uma de suas Seccionais no interior do Estado, seu requerimento acompanhado da seguinte documentação abaixo:
• Requerimento de Inscrição (clique aqui);
• Diploma original mais cópia frente e verso de conclusão do Programa de Mestrado ou Doutorado;
• Histórico Escolar do Programa( original e cópia);
• Carteira de Identidade (original e cópia, em perfeito estado de conservação, sem rasuras ou emendas, devendo a foto identificar o portador);
• CPF – Cadastro de Pessoa Física (original e cópia) – salvo se houver a informação no RG;
• Titulo Adicional original com cópia, caso deseje a inclusão na Carteira de Identidade Profissional( Especialização, MBA, Pós-graduação, Mestre, Doutor);
• Titulo Eleitoral ou Certidão de Quitação Eleitoral, exceto para estrangeiro com visto permanente (original e cópia);
• Certificado de Reservista, apresentação obrigatória para homens de faixa etária entre 18 e 45 anos (original e cópia);
• 1 (uma) foto 3×4 atual, colorida, de frente, fundo branco, em traje formal e sem sorriso;
• Comprovante de residência original e cópia ou cópia autenticada com CEP, dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone). Em nome do requerente, de parente ascendente(pai ou mãe) ou cônjuge dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone);
• Pagamento da Taxa de inscrição – R$ 38,05;
• Pagamento da Taxa de Carteira –  R$ 38,05;
• Pagamento da Anuidade – Tabela (Consulte aqui).
 
 
Obs: * O interessado que se registrar neste CRA-BA em até 60 (sessenta) dias, após a colação de grau, será concedida a isenção da primeira anuidade (a do ano corrente). Será concedida a isenção da primeira anuidade e da anuidade do exercício posterior, ao interessado que colar grau nos meses de novembro e dezembro e efetuar o registro profissional no CRA nos referidos meses.
* É obrigatório que o profissional tenha colado o grau e requerido o diploma, antes de solicitar o seu Registro Profissional.
* O interessado que se registrar a partir do mês de fevereiro pagará a anuidade em sua forma proporcional.
* O interessado que requerer o seu Registro Profissional neste CRA-BA apresentando Diploma expedido por Instituição de Ensino de outro Estado, só será concedido o seu registro, após a confirmação dos dados do curso com a Instituição de Ensino.
* Não existe realização de prova ou exame para fins de registro profissional no sistema CFA/CRA’s.
* O Registro é gerado em até 5 (cinco) dias úteis, após as confirmações e o pagamento das taxas.
* A Carteira de Identidade Profissional será enviada no prazo de 60(sessenta) dias, após o pagamento das taxas, para o seu endereço de correspondência, caso não tenha sempre uma pessoa para receber correspondências, orientamos a fornecer endereço alternativo para envio da Carteira, pois a mesma vai pelos correios via AR.
* Não são cobrados valores retroativos por motivo de diplomação em meses ou anos anteriores ao Registro.
Atenção:
O curso deve estar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.
 
Formas de Pagamento:
• Boleto Bancário: Pagável em qualquer banco ou nas casas lotéricas, até a data de vencimento.
• Cartão de Crédito ou Débito.

O pagamento na sede do CRA-BA só poderá ser efetuado através de Cartão de Débito ou Crédito.
         

Registro Secundário:
É o registro concedido pelo CRA de jurisdição diversa daquela onde o profissional possui seu registro principal, para que possa exercer suas atividades em outra(s) jurisdição(ões), sem alteração do domicílio profissional.

Mais informações!

Transferência de Registro:
É o processo de transferência de registro do profissional feito entre os CRAs, após o profissional solicitar ao CRA da nova jurisdição em razão da sua mudança de domicilio.

Mais informações!
Por que se registrar no CRA?
 
É através do registro no CRA que os egressos em Cursos Sequenciais de Formação Específica conexos a Administração, oficiais, oficializados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação cujos eixos sejam voltados aos campos abrangidos pela Lei nº 4.769/1965, terão os seus registro e atribuições reguladas pela Resolução Normativa CFA Nº 508, de 11 de maio de 2017 e demais preceitos do Regulamento de Registro Profissional, editados pelo Conselho Federal de Administração(CFA).
O CRA encaminhará a documentação referente à solicitação do registro profissional ao CFA, o qual emitirá parecer conclusivo sobre a autorização do registro profissional.
O interessado que obtiver registro profissional com amparo na legislação vigente do Conselho Federal de Administração, receberá o titulo de Gestor e terá a sua atuação profissional restrita à respectiva área de formação acadêmica.
 
Onde se registrar?
Na sede do CRA-BA, na Av. Tancredo Neves, 999, Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar, Caminho das Árvores. Salvador/Ba ou ainda nas Seccionais do CRA-BA no interior.
 
O que é necessário? (Documentos)
Registro Profissional Principal:
Para obtenção do registro profissional, o interessado apresentará ao CRA em Salvador ou a uma de suas Seccionais no interior do Estado, seu requerimento acompanhado da seguinte documentação abaixo:
• Requerimento de Inscrição (clique aqui);
• Diploma original mais cópia frente e verso de conclusão do Curso Sequencial de Formação Específica;
• Histórico Escolar do curso(original e cópia);
• Caso não possua diploma, deve apresentar Certificado original com cópia frente e verso, em conformidade com o modelo do CRA-BA (Veja o Modelo do Certificado);
• Caso o profissional tenha se formado em curso a distância (EAD), o mesmo deverá apresentar também o histórico do curso, contendo o nome do ex-aluno, matrícula e pólo de estudo (original e cópia);
• Carteira de Identidade (original e cópia, em perfeito estado de conservação, sem rasuras ou emendas, devendo a foto identificar o portador);
• CPF – Cadastro de Pessoa Física (original e cópia) – salvo se houver a informação no RG;
• Titulo Adicional original com cópia, caso deseje a inclusão na Carteira de Identidade Profissional( Especialização, MBA, Pós-graduação, Mestre, Doutor);
• Titulo Eleitoral ou Certidão de Quitação Eleitoral, exceto para estrangeiro com visto permanente (original e cópia);
• Certificado de Reservista, apresentação obrigatória para homens de faixa etária entre 18 e 45 anos (original e cópia);
• 1 (uma) foto 3×4 atual, colorida, de frente, fundo branco, em traje formal e sem sorriso;
• Comprovante de residência original e cópia ou cópia autenticada com CEP, dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone). Em nome do requerente, de parente ascendente(pai ou mãe) ou cônjuge dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone);
• Pagamento da Taxa de inscrição – R$ 38,05;
• Pagamento da Taxa de Carteira –  R$ 38,05;
• Pagamento da Anuidade – Tabela (Consulte aqui).
 
 
Obs: * Os recém-formados que se registrarem neste CRA-BA em até 60 (sessenta) dias, contados da data da colação de grau, terão a isenção da primeira anuidade (a do ano corrente). Caso a colação de grau ocorra nos meses de novembro e dezembro e o registro seja providenciado nestes meses, serão isentadas as anuidades proporcionais do ano em curso, bem como do pagamento da anuidade integral do ano subseqüente.
* É obrigatório que o profissional tenha colado o grau e requerido o diploma, antes de solicitar o Registro Profissional.
* O profissional que se registrar a partir do mês de fevereiro pagará a anuidade em sua forma proporcional.
* O profissional que requerer o seu Registro Profissional neste CRA-BA apresentando Certificado de outro Estado, só será concedido o seu registro, após a confirmação dos dados do curso com a Instituição de Ensino.
* Não existe realização de prova ou exame para fins de registro profissional no sistema CFA/CRA’s.
* O Registro é gerado em até 5 (cinco) dias úteis, após o pagamento.
* A Carteira de Identidade Profissional será enviada no prazo de 60(sessenta) dias, após o pagamento das taxas, para o seu endereço de correspondência, caso não tenha sempre uma pessoa para receber correspondências, orientamos a fornecer endereço alternativo para envio da Carteira, pois a mesma vai pelos correios via AR.
* Não são cobrados valores retroativos por motivo de diplomação em meses ou anos anteriores ao Registro.
Atenção:
O curso deve estar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Em caso de dúvidas consulte o site do MEC.
 Formas de Pagamento:
• Boleto Bancário: Pagável em qualquer banco ou nas casas lotéricas, até a data de vencimento.
• Cartão de Crédito ou Débito.

O pagamento na sede do CRA-BA só poderá ser efetuado através de Cartão de Débito ou Crédito.
         
 
Registro Secundário:
É o registro concedido pelo CRA de jurisdição diversa daquela onde o profissional possui seu registro principal, para que possa exercer suas atividades em outra(s) jurisdição(ões), sem alteração do domicílio profissional.
Mais informações!
 
Transferência de Registro:
É o processo de transferência de registro do profissional feito entre os CRAs, após o profissional solicitar ao CRA da nova jurisdição em razão da sua mudança de domicilio.
Mais informações!
Por que se registrar no CRA?
 
É através do registro no CRA que os egressos em cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio, oficiais, oficializados ou reconhecidos pelo MEC, cujos eixos sejam voltados aos campos abrangidos pela Lei nº 4.769/1965, terão os seus registro e atribuições reguladas pela Resolução Normativa CFA Nº 511, de 14 de maio de 2017 e demais preceitos do Regulamento de Registro Profissional, editados pelo Conselho Federal de Administração(CFA)..
Os profissionais de que trata a presente Resolução receberão o título de Técnico em Administração, assim entendido o egresso de curso técnico de nível médio. O Técnico em Administração exercerá atividades administrativas de auxílio e apoio, restritas ao respectivo eixo de formação acadêmica.
Conforme art. 2º da Resolução Normativa CFA Nº 511/2017, consideram-se cursos de educação profissional técnica de nível médio conexos à Administração, os seguintes:

RELAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM ADMINISTRAÇÃO, POR EIXO:
I – EIXO GESTÃO DE NEGÓCIOS
a) Técnico em Administração;
b) Técnico em Comércio;
c) Técnico em Comércio Exterior;
d) Técnico em Condomínio;
e) Técnico em Cooperativismo;
f) Técnico em Finanças;
g) Técnico em Logística;
h) Técnico em Marketing;
i) Técnico em Qualidade;
j) Técnico em Recursos Humanos;
l) Técnico em Serviços Públicos;
m) Técnico em Transações Imobiliárias;
n) Técnico em Vendas.
II – EIXO MILITAR
a) Técnico em Suprimento.
III – EIXO TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER
a) Técnico em Agenciamento de Viagens;
b) Técnico em Eventos;
c) Técnico em Guia de Turismo;
d) Técnico em Hospedagem;
e) Técnico em Lazer.


Onde se registrar?

Na sede do CRA-BA, na Av. Tancredo Neves, 999, Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar, Caminho das Árvores. Salvador/Ba ou ainda nas Seccionais do CRA-BA no interior.

O que é necessário? (Documentos)

Registro Profissional Principal:

O profissional deve comparecer ao CRA em Salvador ou em uma de suas Seccionais no interior do Estado, acompanhado da documentação abaixo:
• Requerimento de Inscrição (clique aqui);
• Diploma original mais cópia frente e verso do curso de Técnico de Nível Médio em Administração;
• Caso não possua diploma, deve apresentar Certificado original mais cópia frente e verso, em conformidade com o modelo do CRA-BA (Veja o Modelo do Certificado);
• Caso o profissional tenha se formado em curso a distância (EAD), o mesmo deverá apresentar também o histórico do curso, contendo o nome do ex-aluno, matrícula e pólo de estudo (original e cópia);
• Carteira de Identidade (original e cópia, em perfeito estado de conservação, sem rasuras ou emendas, devendo a foto identificar o portador);
• CPF – Cadastro de Pessoa Física (original e cópia) – salvo se houver a informação no RG;
• Titulo Adicional original com cópia, caso deseje a inclusão na Carteira de Identidade Profissional( Especialização, MBA, Pós-graduação, Mestre, Doutor);
• Titulo Eleitoral ou Certidão de Quitação Eleitoral, exceto para estrangeiro com visto permanente (original e cópia);
• Certificado de Reservista, apresentação obrigatória para homens de faixa etária entre 18 e 45 anos (original e cópia);
• 1 (uma) foto 3×4 atual, colorida, de frente, fundo branco, em traje formal e sem sorriso;
• Comprovante de residência original e cópia ou cópia autenticada com CEP, dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone). Em nome do requerente, de parente ascendente(pai ou mãe) ou cônjuge dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone);
• Pagamento da Taxa de inscrição – R$ 38,05;
• Pagamento da Taxa de Carteira –  R$ 38,05;
• Pagamento da Anuidade – Tabela (Consulte aqui).

Obs: * Os recém-formados que se registrarem neste CRA-BA em até 60 (sessenta) dias após a colação de grau, terão a isenção da primeira anuidade (a do ano corrente). Caso a colação de grau ocorra nos meses de novembro e dezembro e o registro seja providenciado nestes meses, serão isentadas as anuidades proporcionais do ano em curso, bem como do pagamento da anuidade integral do ano subseqüente.
* É obrigatório que o profissional tenha colado o grau e requerido o diploma, antes de solicitar o Registro Profissional.
* O profissional que se registrar a partir do mês de fevereiro pagará a anuidade em sua forma proporcional.
* O profissional que requerer o seu Registro Profissional neste CRA-BA apresentando Certificado de outro Estado, só será concedido o seu registro, após a confirmação dos dados do curso com a Instituição de Ensino.
* Não existe realização de prova ou exame para fins de registro profissional no sistema CFA/CRA’s.
* O Registro é gerado em até 5 (cinco) dias úteis, após o pagamento.
* A Carteira de Identidade Profissional será enviada no prazo de 60(sessenta) dias, após o pagamento das taxas, para o seu endereço de correspondência, caso não tenha sempre uma pessoa para receber correspondências, orientamos a fornecer endereço alternativo para envio da Carteira, pois a mesma vai pelos correios via AR.
* Não são cobrados valores retroativos por motivo de diplomação em meses ou anos anteriores ao Registro.
Atenção:
O curso deve estar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Em caso de dúvidas consulte o site do MEC.
 Formas de Pagamento:
• Boleto Bancário: Pagável em qualquer banco ou nas casas lotéricas, até a data de vencimento.
• Cartão de Crédito ou Débito.
 

O pagamento na sede do CRA-BA só poderá ser efetuado através de Cartão de Débito ou Crédito.
         

Clique aqui para autorização do pagamento via fax destas taxas em Cartão de Crédito Visa ou Mastercard.

Registro Secundário:
É o registro concedido pelo CRA de jurisdição diversa daquela onde o profissional possui seu registro principal, para que possa exercer suas atividades em outra(s) jurisdição(ões), sem alteração do domicílio profissional.

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Transferência de Registro:
É o processo de transferência de registro do profissional feito entre os CRAs, após o profissional solicitar ao CRA da nova jurisdição em razão da sua mudança de domicilio.

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