No momento você está vendo IGM-CFA 2022: lançamento aconteceu durante reunião plenária

IGM-CFA 2022: lançamento aconteceu durante reunião plenária

Auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional. Esse é o objetivo do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), estudo realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Gestão Pública (CGP), e que acaba de ser atualizado.

O lançamento do IGM-CFA 2022 aconteceu hoje, 24, durante reunião plenária da autarquia. De acordo com o diretor de Gestão Pública do CFA, Fábio Mendes Macêdo, a atual versão consolida os 5.570 municípios brasileiros e inclui o Distrito Federal no estudo.

“Eu coloquei esse grande desafio para a nossa equipe: quero o Brasil inteiro sendo diagnosticado pela ciência, pela técnica, por indicadores que retratem a realidade brasileira e não mais o achismo”, explicou, ressaltando que são mais de 2,4 milhões de dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras como o IBGE, Perfil Munic, Datasus, Secretaria do Tesouro nacional, Índice Firjan, entre outros.

Além de divulgar os dados recentes, o IGM-CFA 2022 também tem novo site. Diferente da outra versão, o atual portal é mais dinâmico e visualmente mais atrativo e de fácil navegabilidade. Por meio do site será possível conhecer a média IGM estadual e fazer a consulta dos dados por Estado, possibilidade que não era permitida nas versões anteriores. O site foi todo construído por colaboradores do CFA, gerando economia para a autarquia que, anteriormente, terceirizava a produção desses produtos.

Outro diferencial são as informações sobre os Workshops de Gestão Pública que são promovidos pela CGP em todo o país. Esses eventos são realizados não só para divulgar o IGM-CFA, mas também para capacitar profissionais de administração para fazer uso da ferramenta. Desta forma, por meio do site, o gestor público terá acesso a um banco de talentos a disposição dele. 

O novo site também terá uma área exclusiva para profissionais de Administração O acesso restrito possibilitará que eles consultem outros materiais voltados para a gestão pública como cartilhas, guias, cases de sucesso, entre outras publicações.

“São ferramentas disponíveis para que os profissionais da administração possam ser consultores da gestão municipal, para que eles passem a assessorar as prefeituras de todo o Brasil. A ideia é inseri-los dentro da gestão pública de qualidade daquilo que almejamos, uma gestão pública eficiente e eficaz e que mostre resultados efetivos para a sociedade”, afirmou.

Para o presidente do CFA, Mauro Kreuz, o IGM-CFA é uma contribuição do Sistema para a governança brasileira.

“Ele é uma ferramenta que foi feita concebida e aperfeiçoada e que está aí para ajudar a melhorar as entregas para todos. Um país só vai dar certo, o estado só vai dar certo se o seu município der certo, pois é no município que as pessoas moram. É no município que elas se desenvolvem”, declarou Mauro.

Conheça o novo site do IGM-CFA e tenha acesso aos dados mais recentes do estudo: https://igm.cfa.org.br/