Revista Brasileira de Administração – RBA

Publicação bimensal do Conselho Federal de Administração – CFA, a Revista Brasileira de Administração – RBA é composta por artigos, entrevistas, notas, variedades e muito mais. A RBA tem tudo o que você precisa para saber das tendências da Administração no Brasil e no mundo.
[+] Informações

Versão online: RBA ONLINE

 

Pesquisa Nacional sobre o Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador

O Conselho Federal de Administração (CFA) realiza periodicamente a “Pesquisa Nacional sobre o Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador”. A pesquisa, realizada a cada três anos pela à Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) tem como objetivo analisar cenários e identificar tendências para a profissão, em todo o Brasil.
[+] Informações

 

 

O Sistema CFA/CRAs no contexto da Administração no Brasil

O Conselho Federal de Administração (CFA) vem através desta publicação assinalar as linhas estruturais do contexto da Administração no Brasil, Uma profissão nova, num país jovem, apoiada por um Conselho que assume sua entrada na maturidade num
processo vivo e em contínuo movimento.

[+] Baixe aqui o E-book – Indisponível
 


Uma  Introdução ao Histórico da Organização Racional do Trabalho – Guerreiro Ramos

O Conselho Federal de Administração (CFA) disponibiliza para os Administradores, a Tese apresentada ao concurso para provimentos em cargos da carreira de Técnico de Administração do quadro permanente do Departamento Administrativo do Serviço Público -1949 – enquadrada na seção I–Organização, item a da letra a, das instruções do referido concurso.

[+] Baixe aqui o E-book

 


A saga de um microempresário – João Humberto de Azevedo

A saga de um microempresário, apesar de fictícia, foi baseada em histórias verdadeiras de empreendedores, que o autor encontrou erm convívio direto, por ocasião de consultorias e ao ministrar consultorias organizacionais. O livro é um misto de roteiro e de breviário do empreendedor, escrito de modo simples, didático e serve como orientação segura na concepção e administração de um minimercado, desde os aspectos operacionais da sua abertura, bem como nas atividades do seu dia a dia.

[+] Baixe aqui o E-book

 


Recuperação Judicial de Empresas – Guia Prático

Este Guia é colocado à disposição de todos os que necessitam de esclarecimentos sobre recuperação de empresas, quer judicial ou extrajudicialmente. Tem a pretensão de clarificar conceitos e tornar a Lei 11.101/05 acessível a todos os que dela queiram fazer uso consciente..

[+] Baixe aqui o E-book

 

 


Cartilha Direitos das Crianças e Adolescentes

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, permite aos ontribuintes, em seu art. 260, deduzir do imposto devido, na declaração do Imposto sobre a Renda, o total de doações feitas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente – nacional, estaduais ou municipais – devidamente comprovadas, obedecidos os limites estabelecidos em lei. Sistema CFA/CRAs se propôs a editar este Manual, com a intenção de divulgar ao máximo tal benefício e mostrar, a você cidadão, que podemos melhorar em muito o futuro das nossas crianças e adolescentes.

[+] Baixe aqui o E-book

 

 

Cartilha dos Direitos e Deveres dos Administradores

Considerando o simbolismo do dia 1º de maio para os trabalhadores brasileiros, o Conselho Federal de Administração (CFA) incluiu a data no calendário de comemorações do Jubileu de Ouro do Sistema CFA/CRAs, contribuindo com esta cartilha: “Direitos dos Trabalhadores”, originalmente editada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que gentilmente autorizou sua publicação.

[+] Baixe aqui o E-book

 

Cartilha de Como Cuidar de Suas Finanças Pessoais

Uma boa administração das finanças pessoais não pode abrir mão de um diagnóstico realista e um correto planejamento. Assim, faz-se necessário reunir informações que garantirão a tomada de decisão no processo de gestão dos recursos próprios. É exatamente buscando despertar a população brasileira para a importância do planejamento da sua vida financeira e facilitar a elaboração, acompanhamento e avaliação do orçamento familiar, que o Conselho Federal de Administração (CFA), desenvolveu esta modesta publicação de Finanças Pessoais, visando contribuir para a efetiva educação financeira do brasileiro.

[+] Baixe aqui o E-book

 

Manuais:

Manual do Administrador [+] Informações

Manual de Responsabilidade Técnica do Administrador [+] Informações

Manual de Perícia do Administrador [+] Informações

Manual de Auditoria do Administrador [+] Informações

Manual de Identidade Visual do Administrador [+] Informações

Guia de orientação profissional do Tecnólogo em determinada área da Administração [+] Informações