Espaço aberto para divulgação de Livros escritos por Administradores.

Para divulgar seu livro aqui basta enviar um e-mail para cursos@cra-ba.org.br

LIVROS

Planejamento Estratégico para a Vida

Autor: Adm. Valtermario de Souza Rodrigues

Resumo: “Mestres ensinam como a disciplina e o foco em soluções podem levá-lo ao equilibrio e ao sucesso na vida pessoal e profissional.
Tome decisões mais acertadas na vida e aproveite os beneficios. Descubra neste livro dicas para colocar suas metas na rota do sucesso; Formas para ter mais autocontrole e aprimorar a inteligência emocional.
Como ter mais qualidade de vida ao planejar o âmbito profissional; Estratégias para a assertividade das lideranças e desenvolvimento de equipes;
Características fundamentais aos empreendedores que alcnçam excelentes resultados.

As Duas Faces do Rei Salomão

Autor: Adm. Welbert dos Santos

Resumo: “Este é um livro inspirador a uma vida de intimidade com Deus, ao tempo em que, como um clamor de advertência, impulsiona aos seus leitores, a fugir dos apelos diurnos do pecado, mostrando-lhes as consequências devastadoras, tanto materiais, quanto espirituais, que acarreta a abdicação de uma existência pautada no compromisso com a luz, e na abominação de uma vida pecaminosa, para que, numa clareza meridiana, se fizesse patente a diferença abissal que existe entre o sagrado e o profano, entre aquele que O serve, e aquele que não O serve, e, destarte, O rejeita. E uma leitura que reputo mandatória, por isso, recomendo”. .

 

*Brazilês: Eskrita auternativa para a ligua falada nu Braziu

Autor: Adm. José Carlos Marques da Silva (Juze Karlus Markis)
Editora: Livro Novo

Resumo: Neste livro encontraremos uma proposta concreta para aprendizado em termos de dias e não de meses, para ler e escrever em nossa bela e sonora (e decora) língua! Esta obra vem complementar o nosso livro anterior, As línguas Nacionais e a Verdadeira Língua Universal, que nos apresenta a beleza, a sonoridade e as dificuldades da língua portuguesa falada no Brasil, lançado em 2007.

*Aprendizagem Organizacional: Desafios e Perspectivas ao Desenvolvimento de Comunidades de Prática

Autor: Adm. Jader Souza
Editora: Conhecimento Superior

Resumo: O leitor encontrará neste livro um sofisticado trabalho de pesquisa sobre aprendizagem organizacional. A perspectiva proposta é, significativamente, inovadora e oferece caminhos originais para melhor compreender e fomentar uma cultura de aprendizagem no contexto empresarial (Profa. Estelle Morin, Ph.D – Universidade de Montreal.

 

*Segredos de um Headhunter

Autor: Adm. Paulo Lopes

Resumo: Neste Livro, o headhunter e consultor de empresas, Paulo Augusto Lopes, divide com o leitor toda a sua bagagem e experiência adquirida em mais de 30 anos no comando da ORGANIZA, renomada empresa de Executive Search na Bahia. Partindo da análise de trabalhos realizados pela ORGANIZA, o autor faz um estudo visando identificar quais os motivos determinantes do sucesso e insucesso nos processos de contratação.

Na sua pesquisa, Lopes faz questão de levantar a opinião de seus clientes e faz um contraponto com a sua visão de consultor e professor universitário, utilizando-se da sensibilidade, do rigor técnico e da credibilidade que o destacaram como Headhunter no mercado brasileiro.

*Teoria Geral da Administração – Das Origens às Perspectivas Contemporâneas

Autor: Adm.Rui Otávio Bernardes de Andrade e Adm. Nério Amboni
Editora: Campus

Resumo: O livro Teoria Geral da Administração é destinado a estudantes de Administração e a todos que necessitam de uma base conceitual e teórica indispensável à prática administrativa e ao aprendizado da Teoria Geral da Administração.
O livro está estruturado em seis partes, totalizando 16 capítulos. A Parte 1, denominada A Administração: uma Visão Geral, aborda a Administração e o Administrador, as organizações e seu ambiente, e um breve histórico do pensamento administrativo. A Parte 2 envolve a Abordagem Clássica da Administração, discorrendo sobre Taylor e a Administração Científica, a Teoria Clássica da Administração e a Escola Burocrática. A Parte 3 trata dos enfoques Humano e Comportamental, que englobam as Teorias Transitivas, a Escola de Relações Humanas, as decorrências da Escola de Relações Humanas e a Escola Comportamentalista. A Parte 4 trata das Abordagens Estruturalista e do Desenvolvimento Organizacional. A Parte 5 aborda as Teorias Integrativas: Sistêmicas e Contingenciais. A Parte 6 trata das Perspectivas Contemporâneas, demonstrando as abordagens de adaptação das organizações e aprendizagem organizacional.

*Mãe África Pai Brasil

Autor: Adm.Dudda Seixas
Editora: FÍndigo Brasil Editora

Resumo: O livro é um romance histórico do autor Dudda Seixas, lançado em 2007 pela Índigo Brasil Editora, com mais de 1000 exemplares vendidos (já estamos na 2ª edição), sendo comercializado nas principais livrarias de Salvador (Saraiva, Nova Cultura, LDM, Nobel, Civilização Brasileira, Vídeo Hobby, Lua Brasil, Jhana, Kactus, Lupa-Colégio Integral,  Aeroporto, Rodoviária) e em São Paulo na Livraria Cultura e Cultura online. O livro conta a história de um negro que foi arrancado de sua tribo na África e trocado por mercadorias. O destino lhe trouxe ao Brasil em um navio negreiro, onde trabalhou como escravo até encontrar mãos amigas que lhe deram a força que faltava para vencer. Estamos falando de Norambo, personagem principal do livro Mãe África Pai Brasil.

*Empreendedorismo e Gestão Mercadológica

Autores: Adm. Rosival Fagundes e Adm. Edilberto Gargur
Editora: Casa da Qualidade

Resumo: De forma clara e dinâmica, discute Empreendedorismo e Gestão Mercadológica, a partir do pressuposto de que “os empreendedores criam valor para a sociedade, quando geram empregos, fazem circular o dinheiro, dinamizam a economia e inovam com criatividade, buscando soluções para melhorar a vida das pessoas”(Fagundes), e de que “A estratégia de mercado deve ter como prioridade criar mercados ainda não desenvolvidos e a produtos que ainda não foram criados” (Gargur).
www.rosivalfagundes.com.br

*As Seitas Organizacionais
O Fundamentalismo Religioso no Trabalho

Autor: Adm.Wagner Siqueira
Editora: Fundo de Cultura

Resumo: Ao submeter-se a uma comunidade totalitária – na igreja ou na empresa – normalmente sob a bênção de uma liderança carismática, tanto o crente fundamentalista quanto o convertido à religião do trabalho aceitam e se integram em plenitude à verdade do pensamento único, das doutrinas, dos dogmas e dos fetiches que amalgamam o cotidiano de suas vidas. O fanático fundamentalista dispõe-se ao sacrifício de sua própria vida para obter no paraiso a compensação pelo sofrimento de sua imolação. O convertido às seitas organizacionais busca, pela integração irrestrita ao trabalho, uma vida de felicidade aqui na terra; ao viver para o trabalho deixa de desfrutar de todas as demais dimensões existenciais que a vida proporciona. Tanto o menbro de sua seita fundamentalista fanática quanto o da religiosidade do mundo corporativo compartilham de uma cultura totalitária que os empobrece como pessoas. Um, pelo martírio físico que vai até a aniquilação da própria vida. O outro, pelo esvaziamento existencial de seu “eu” como ser humano, mesmo dispondo de todos os confortos e facilidades propiciados pelas empresas, que ao outro – o religioso fanático – são negadas em razão do próprio credo e pela sua opção de busca da felicidade somente na vida celestial. As organizações do mundo corporativo se transformam em seitas como estratégias ardilosas para o aumento desmensurado de sua produtividade, garantindo maiores ganhos aos acionistas, a nova aristocracia social do século XX.

*Administrador: Perfil e Formação
Das diretrizes Curriculares Oficiais ao funcionamento real do currículo e da metodologia de ensino.

Autor: Adm. Orlando Barbosa Rodrigues
Editora: Corifeu

Resumo: O ensino de Administração de Empresas tem sido caracterizado como aquele que prepara um profissional apto a gerir recursos, liderar pessoas, tomar decisões, acompanhar e controlar os processos de trabalho, visando assegurar às organizações a realização de seus objetivos. Opapel das escolas de Administração de Empresas é precisamente, o de assegurar a formação de Administradores, promovendo-lhes a condição de atuação profissional competente, pautada na ética, na valorização do ser humano e na busca constante do auto-desenvolvimento, expresso na atualização profissional constante, no desenvolvimento da criatividade e uma visão crítica da realidade.
Trata-se, portanto, de ampliar os horizontes tanto no aspecto da fomação profissional, tanto da formação intelectual, cabendo as instituições formadoras investir na assimilação dos conteúdos científicos e no desenvolvimento da capacidade de pensar, como facilitador do desenvolvimento das habilidades inerentes à profissão de Administrador. Desta forma, a questão mais pontual evidencia neste trabalho é a qualidade do ensino na sala de aula, isto é, até que ponto a didática do professor se realiza coerentemente com o que sugerem as diretriz curriculares, o projeto pedagógico e os planos de ensino.
Administrado: Perfil e Formação Profissional é o resultado de um trabalho investigativo sobre o processo de formação do Administrador de Empresas, desde as premissas das diretrizes curriculares até a atuação do professor em sala de aula.

*Comunicação de Impacto – Técnicas de Argumentação, Voz e Postura para Falar em Público com Sucesso

Autor: Adm. Piotr Zalkowitsch
Editora: ISCEP

Resumo: A Arte de envolver, persuadir e fascinar as pessoas, através da fala, gesticulação e expressão corporal, podem ser desenvolvidas mediante um método e técnicas corretas. Os meios para se atingir o domínio desses recursos são apresentados neste livro, por intemédio de um texto leve e ilustrado que facilita a sua assimilação, possibilitando um maior segurança e profissionalismo em apresentações para o público, vencendo-se assim, o nervosismo que muitos sentem ao falar. A leitura desse texto oferece ao leitor uma vantagem adicional para a conquista dos seus objetivos, uma vez que aquele que domina a habilidade de se expressar falando, alcança também, maiores condições para exercer a sua liderança e se destacar profissionalmente.

*Controladoria na Gestão – A Relevância dos Custos da Qualidade

Autor: Admª. Maria da Graça Pitiá Barreto
Editora: Saraiva

Resumo: Na modernidade, a Controladoria tem assumido importantes responsabilidades, seja estabelecendo um sistema de controles que viabilize a ação administrativa, seja assessorando as decisões corporativas mais estratégicas. Os gestores das organizações parecem ter despertado para a importância do controle, uma das funções mais destacadas desde os primórdios da administração.
Controladoria na Gestão – A relevância dos custos da qualidade busca esclarecer a contribuição da Contabilidade, mais especificamente da Contabilidade de Custos e da mensuração dos Custos da Qualidade, para a Controladoria das organizações. Lançando mão de uma visão mais interna das empresas estudadas, a autora discute não apenas os temores e as dificuldades que os gestores enfrentam em relação ao Sistema de Custos da Qualidade, como também o modo que encontram para superá-los. Dessa forma, ao mesmo tempo em que atribui à Controladoria grande importância na gestão dos empreendimentos, desmistifica a complexidade associada ao controle desse tipo de gastos.

*As Línguas Nacionais e a Verdadeira Língua Universal – 01-Br – A Beleza, A Sonoridade e As Dificuldades da Língua Portuguesa Falada no Brasil

Autor: Adm. José Carlos Marques da Silva
Editora: Egba

Resumo: Traz trechos literários, poesias, curiosidades; analisa cada categoria gramatical, sua riqueza de recursos; insere pequeno dicionário interlínguas (7 línguas, inclusive Latim e Esperanto) e Dicionário de gramatiquês (485 termos); faz proposta para nova forma de escrita, baseada na fonética; também metodologia para aprendizado acelerado da leitura e da escrita.

*Administração Pública

Autor: Adm. Carlos Alberto Nogueira
Editora: Campus

Resumo: O livro foi elaborado para atender as necessidades daqueles que pretendem aprimorar seus conhecimentos para participarem de concursos públicos, mas pode ser consultado por todos aqueles que se interessem pelo assunto, sejam estudantes, professores, servidores públicos ou qualquer outro que busque conhecer aspectos relativos à gestão dos serviços públicos.
Leia o artigo sobre o livro no jornal Correio da Bahia

*Relembranças: Aprendizados de uma mulher num mundo masculino

Autora: Adm. Margarida M. C. Batista
Editora: Vercia

Resumo: Esse livro, que fala de relembranças e aprendizados, leva o leitor a refletir sobre o papel da mulher no mundo profissional e familiar, seus problemas, dilemas e enfrentamentos em uma sociedade que, não obstante os avanços alcançados, ainda privilegia valores culturais do universo masculino, em determinadas profissões e áreas de especialização. Toda essa problemática é avaliada pela autora ao abordar suas memórias que contemplam, dentre outros, temas como o novo paradigma da função executiva.

*Administrar para Desenvolver (ADes) – Experiência de Gestão Sistêmica e Comunitária

Autor: Admª. Diana Amado de Menezes

Resumo: A obra questiona conceitos das áreas da Administração e do Desenvolvimento, partindo-se de um viés sistêmico no processo gestacional. Enfatiza-se, também, uma experiência comunitária de desenvolvimento no bairro da Mata Escura, em Salvador-BA no ano de 2007, a partir da implantação de parceiros – dentre eles, o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais (LTECS). Pautado em dimensão analítica, contempla-se os aspectos sociais da vida dessa localidade, situada em meio à vegetação de Mata Atlântica, com grande contingente de afro-descendentes e antigos terreiros de candomblé (oriundos de quilombos); identificando a ação de atores locais com suas práticas transformadoras no espaço e abordando caminhos para o desenvolvimento local, para a prática da educação não-formal, para a consolidação das gestões: humana (GH), social e cultural (GSC), tecnológica (GT) e natural (GN), econômica e política (GEP).

*O Essencial da Contabilidade Pública – Teoria e exercícios de concursos públicos resolvidos

Autor: Adm. Pedro Humberto Teixeira Baretto; Daniel Gomes Arruda e Inaldo da Paixão Santos Araújo
Editora: Saraiva

Resumo: Escrever sobre Contabilidade Pública é um grande desafio, visto que o patrimônio da Administração Pública, objeto de estudo dessa disciplina, funciona movido por um complexo sistema integrado de normas que orientam e servem de fontes de critério para a classificação, o registro e a elaboração das demonstrações contábeis do setor público.
Nesse contexto, a qualidade pedagógica de O essencial da contabilidade pública está exatamente no equilíbrio entre a simplicidade do dizer, do explicar e exemplificar, bem como na complexidade técnica do assunto,
abordado e discutido pelos autores, experimentados educadores e auditores de contas públicas. Apesar de ter a essencialidade como estratégia pedagógica, os autores não pouparam a inserção de exemplos práticos e exercícios de aprendizagem, inclusive questões de concursos públicos, além de delinearem, na abertura de cada capítulo, seus respectivos objetivos, que resumem os temas básicos desenvolvidos.
Podemos dizer que a obra é, efetivamente, um trabalho essencial e atualizado sobre a Contabilidade Pública brasileira.

* Diferentes olhares, um mesmo foco – Educação 

Organizadora: Rita de Cácia Santos Souza
Editora: Criação

Resumo: A educação, temática central deste livro, caracteriza-se como o processo de interiorização da realidade social, política e econômica oriunda de uma sociedade que possibilita ao homem conviver nesta maneira consciente, eficiente e responsável. Essa tríade no ensino se traduz no envolvimento e participação ativa do professor. Este tem sido um baluarte em prol de uma educação de qualidade para o atendimento a uma sociedade cada vez mais exigente e competitiva. A leitura é um convite à reflexão sobre o que pode ser feito, via educação, para construir desde já uma sociedade mais humana em que a ciência e valores possam dialogar. Diálogo entre diferentes olhares, mas um único foco: educação.

O livro pode ser encontrado na Livraria Escariz do Shopping Jardins, em Aracaju/SE, valor R$32,00

 

ARTIGOS

Autora: Adm.ª Daiana da Silva da Paixão
Instituição: ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB

Resumo: Este estudo teve o objetivo de analisar a influência do clima organizacional na satisfação do trabalho na organização pública e privada, apontando melhoria e otimização para que os funcionários dessas organizações tenham mais motivação e prazer em fazer parte desse ambiente de trabalho.

ARTIGO: A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA SATISFAÇÃO DO TRABALHO NA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA