CRA - Conselho Regional de Administração da Bahia

  • Acesso Rápido
  • Tamanho da Letra A+ A-
 

Cursos Sequenciais de Formação Específica Conexos à Administração

Por que se registrar no CRA?
 
É através do registro no CRA que os egressos em Cursos Sequenciais de Formação Específica conexos a Administração, oficiais, oficializados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação cujos eixos sejam voltados aos campos abrangidos pela Lei nº 4.769/1965, terão os seus registro e atribuições reguladas pela Resolução Normativa CFA Nº 508, de 11 de maio de 2017 e demais preceitos do Regulamento de Registro Profissional, editados pelo Conselho Federal de Administração(CFA).
O CRA encaminhará a documentação referente à solicitação do registro profissional ao CFA, o qual emitirá parecer conclusivo sobre a autorização do registro profissional.
O interessado que obtiver registro profissional com amparo na legislação vigente do Conselho Federal de Administração, receberá o titulo de Gestor e terá a sua atuação profissional restrita à respectiva área de formação acadêmica.
 
Onde se registrar?
Na sede do CRA-BA, na Av. Tancredo Neves, 999, Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar, Caminho das Árvores. Salvador/Ba ou ainda nas Seccionais do CRA-BA no interior.
 
O que é necessário? (Documentos)
Registro Profissional Principal:
Para obtenção do registro profissional, o interessado apresentará ao CRA em Salvador ou a uma de suas Seccionais no interior do Estado, seu requerimento acompanhado da seguinte documentação abaixo:
• Requerimento de Inscrição (clique aqui);
• Diploma original mais cópia frente e verso de conclusão do Curso Sequencial de Formação Específica;
• Histórico Escolar do curso(original e cópia);
• Caso não possua diploma, deve apresentar Certificado original com cópia frente e verso, em conformidade com o modelo do CRA-BA (Veja o Modelo do Certificado);
• Caso o profissional tenha se formado em curso a distância (EAD), o mesmo deverá apresentar também o histórico do curso, contendo o nome do ex-aluno, matrícula e pólo de estudo (original e cópia);
• Carteira de Identidade (original e cópia, em perfeito estado de conservação, sem rasuras ou emendas, devendo a foto identificar o portador);
• CPF - Cadastro de Pessoa Física (original e cópia) - salvo se houver a informação no RG;
• Titulo Eleitoral ou Certidão de Quitação Eleitoral, exceto para estrangeiro com visto permanente (original e cópia);
• Certificado de Reservista, apresentação obrigatória para homens de faixa etária entre 18 e 45 anos (original e cópia);
• 1 (uma) foto 3x4 atual, colorida, de frente, fundo branco, em traje formal e sem sorriso;
• Comprovante de residência original e cópia ou cópia autenticada com CEP, dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone). Em nome do requerente, de parente ascendente(pai ou mãe) ou cônjuge dos últimos 3 (três) meses (água, luz ou telefone);
• Pagamento da Taxa de inscrição - R$ 35,56;
• Pagamento da Taxa de Carteira -  R$ 35,56;
• Pagamento da Anuidade - Tabela (Consulte aqui).
 
 
Obs: * Os recém-formados que se registrarem neste CRA-BA em até 60 (sessenta) dias, contados da data da colação de grau, terão a isenção da primeira anuidade (a do ano corrente). Caso a colação de grau ocorra nos meses de novembro e dezembro e o registro seja providenciado nestes meses, serão isentadas as anuidades proporcionais do ano em curso, bem como do pagamento da anuidade integral do ano subseqüente.
* É obrigatório que o profissional tenha colado o grau e requerido o diploma, antes de solicitar o Registro Profissional.
* O profissional que se registrar a partir do mês de fevereiro pagará a anuidade em sua forma proporcional.
* O profissional que requerer o seu Registro Profissional neste CRA-BA apresentando Certificado de outro Estado, só será concedido o seu registro, após a confirmação dos dados do curso com a Instituição de Ensino.
* Não existe realização de prova ou exame para fins de registro profissional no sistema CFA/CRA's.
* O Registro é gerado em até 5 (cinco) dias úteis, após o pagamento.
* A Carteira de Identidade Profissional será enviada no prazo de 60(sessenta) dias, após o pagamento das taxas, para o seu endereço de correspondência, caso não tenha sempre uma pessoa para receber correspondências, orientamos a fornecer endereço alternativo para envio da Carteira, pois a mesma vai pelos correios via AR.
* Não são cobrados valores retroativos por motivo de diplomação em meses ou anos anteriores ao Registro.
Atenção:
O curso deve estar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Em caso de dúvidas consulte o site do MEC.
 Formas de Pagamento:
• Boleto Bancário: Pagável em qualquer banco ou nas casas lotéricas, até a data de vencimento.
• Cartão de Crédito ou Débito.

O pagamento na sede do CRA-BA só poderá ser efetuado através de Cartão de Débito ou Crédito.
         

Clique aqui para autorização do pagamento via fax destas taxas em Cartão de Crédito Visa ou Mastercard.
 
Registro Secundário:
É o registro concedido pelo CRA de jurisdição diversa daquela onde o profissional possui seu registro principal, para que possa exercer suas atividades em outra(s) jurisdição(ões), sem alteração do domicílio profissional.
Mais informações!
 
Transferência de Registro:
É o processo de transferência de registro do profissional feito entre os CRAs, após o profissional solicitar ao CRA da nova jurisdição em razão da sua mudança de domicilio.
Mais informações!
 
 
 

CRA-BA

Av. Tancredo Neves, 999, Ed. Metropolitano Alfa, 6º andar - Caminho das Árvores CEP: 41.820-021. Salvador - Bahia

Tel: (71) 3311-2583 • Fax: (71) 3311-2573 • E-mail: cra-ba@cra-ba.org.br
Horário de Atendimento: das 9:00h às 17:30h

 
 

Produzido pela: ZCR